Coordenação da EE Dep.José Costa
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As Concepções do Currículo

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As Concepções do Currículo Empty As Concepções do Currículo

Mensagem  coordenacao Seg maio 23, 2011 10:09 am

O Currículo foi planejado de forma que todos os alunos em idade de escolarização pudessem fazer o mesmo percurso de aprendizagem nas disciplinas básicas e para cada uma dessas foram descritos conteúdos, competências, habilidades, estratégias metodológicas e o que se espera dos alunos em cada série/ano.
Vale ressaltar que a proposta de organização curricular possibilitou que fossem garantidas iguais oportunidades a todos os alunos de todas as escolas, como também preservou o acesso aos mesmos conhecimentos atualizados e significativos, valorizados pela sociedade.
A partir dessa base curricular comum também foi possível definir as metas que os alunos têm direito a alcançar nas disciplinas estudadas e, consequentemente, avaliar o seu progresso em relação a essas metas e, quando necessário, fazer as devidas intervenções com vistas a melhorar o desempenho daqueles que porventura não consigam atingi-las.
Para que o currículo dê sentido, significado e conteúdo à escola é preciso levar em conta a escola que aprende; o currículo como espaço de cultura; as competências como eixo de aprendizagem; a prioridade da competência leitora e escritora; articulação das competências para aprender; e a contextualização no mundo do trabalho.
Baseando-se no exposto discorra sobre a Concepção do Currículo na sua área.

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As Concepções do Currículo Empty O currículo na História

Mensagem  Juliano Fagionato Seg maio 23, 2011 7:33 pm

coordenacao escreveu: O Currículo foi planejado de forma que todos os alunos em idade de escolarização pudessem fazer o mesmo percurso de aprendizagem nas disciplinas básicas e para cada uma dessas foram descritos conteúdos, competências, habilidades, estratégias metodológicas e o que se espera dos alunos em cada série/ano.
Vale ressaltar que a proposta de organização curricular possibilitou que fossem garantidas iguais oportunidades a todos os alunos de todas as escolas, como também preservou o acesso aos mesmos conhecimentos atualizados e significativos, valorizados pela sociedade.
A partir dessa base curricular comum também foi possível definir as metas que os alunos têm direito a alcançar nas disciplinas estudadas e, consequentemente, avaliar o seu progresso em relação a essas metas e, quando necessário, fazer as devidas intervenções com vistas a melhorar o desempenho daqueles que porventura não consigam atingi-las.
Para que o currículo dê sentido, significado e conteúdo à escola é preciso levar em conta a escola que aprende; o currículo como espaço de cultura; as competências como eixo de aprendizagem; a prioridade da competência leitora e escritora; articulação das competências para aprender; e a contextualização no mundo do trabalho.
Baseando-se no exposto discorra sobre a Concepção do Currículo na sua área.
O curriculo na História é muito importante para a organização dos conteudos a serem trabalhados em sala de aula.
Esses conteudos não são aleatorios e tem como objetivo a ser atingido dentro do contexto escolar nos diferentes tipos de ensino, que são separados em ensino fundamental e médio.
A concepção no ensino na aréa de ciencias humanas consiste em:
" Na atualidade, aréa de Ciências Humanas compreende conhecimentos produzidos por Vários campos da pesquisa, que no caso são as matérias de Histórias, Geografia, Filosofia e Sociologia.
No geral a materia de História consiste na formaçaõ de um cidadão pensante, participante e questionador dentro da sociedade que vive sja, no contexto local, nacional e mundial, aonde ele passa a refletir e pensar, utilizando-se dos conteudos que ele aprendeu de História fazendo uma comparação entre o presente e o passado.

Juliano Fagionato

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As Concepções do Currículo Empty A concepção do currículo em Educação Física

Mensagem  Flavia Capeleti Seg maio 23, 2011 8:30 pm

O currículo de Educação Física propõe que seja feita uma ampliação e uma reflexão crítica a partir do repertório de conhecimentos que os alunos já possuem sobre as diversas manifestações de movimento que são denominadas de eixos de conteúdos (Jogo, Luta, Esporte, Ginástica e Atividade Rítmica). O enfoque é que a prática não deva ser isolada e sim inserida no contexto da cultura desse aluno e mesmo ele não praticando no ambiente escolar, por motivos que não vêm ao caso serem citados, o currículo oferece oportunidades para esse aluno compreender e relacionar o movimento ao seu cotidiano. No ensino fundamental o objetivo maior é fazer com que os alunos compreendam formas de jogos mais elaboradas e sejam capazes de solucionar situações-problema. Já no ensino médio os eixos de conteúdos se cruzam com eixos temáticos (Corpo,saúde e beleza, Contemporaneidade, Mídias e Lazer e trabalho) colocando em discussão temas atuais e relevantes como anorexia e bulimia, doenças hipocinéticas, uso de anabolizantes, fatores de risco à saúde, padrões de beleza corporal veiculados pela mídia e outros. Esses temas são estudados e aprofundados em sala de aula proporcionando uma melhor compreensão e consequentemente uma mudança de comportamento nos alunos com relação aos seus próprios hábitos.

Flavia Capeleti

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As Concepções do Currículo Empty O currículo em Matemática.

Mensagem  Renata Honório Ter maio 24, 2011 5:08 pm

O currículo em Matemática visa permitir que o aluno tenha a oportunidade de desenvolver uma aprendizagem que o torne capaz de compreender a realidade do mundo contemporâneo, através da leitura e da escrita, fazendo uso de textos matemáticos, aprimorando-se conteúdos básicos e indispensáveis para o exercício da cidadania.
Os conteúdos se apresentam em espiral, ou seja, a cada nova oportunidade os conteúdos são retomados e aprofundados, mas nunca esgotados, de maneira que nenhum conceito seja dado pronto, mas construído através da resolução de problemas que estejam presentes no cotidiano do aluno.

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As Concepções do Currículo Empty Concepção do Currículo Em Arte

Mensagem  Maria Carolina Ter maio 24, 2011 5:31 pm

Falar em Arte para o Ensino Fundamental II e Médio é convocar em nós “estados de invenção”, que possam nascer caminhos de acesso para processos educativos em arte no contexto escolar para além de metodologias de ensino ou listagem de conteúdos. Mas procurar pensar e construir aquilo que não é dito, não é falado e sim buscado através de questionamentos no fazer, no compor algo implicando assim na criação.
“Na construção de um pensamento curricular em Arte, que arranjos fazer, pôr o que, com o quê?” (Currículo do Estado de São Paulo). O pensamento curricular se refere na concepção da área, mediante os campos que a constituem e que se articula com a própria natureza da arte como produto cultural.
O currículo de Arte pode se mover em diferentes territórios da arte e cultura, mapeados como: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais. A composição desses territórios oferece diferentes direções para estudo e possibilidades com passagem entre os saberes, articulando diferentes campos.
• Organização dos Conteúdos Básicos para o Ensino Fundamental II:
Dois territórios são contemplados em cada bimestre. Um deles é foco principal e o outro prepara a conexão para o próximo bimestre, quando se torna foco. Destacam-se os territórios de Linguagens Artísticas, Forma-Conteúdo e Materialidade com mais ênfase. Processos de Criação aparecem nos últimos anos do Ciclo II, assim como Patrimônio Cultural e Mediação Cultural. Saberes Estéticos e Culturais apóia a sistematização do que foi estudado.
• Organização dos Conteúdos Básicos para o Ensino Médio:
São contemplados três territórios em cada bimestre, sendo um deles o foco principal. O currículo convida o jovem a olhar o próprio contexto, a cidade e a escola, propondo intervenções, desenvolvendo poéticas em projetos individuais e coletivos, realizando festivais, mostras, exposições, etc.
• Metodologia de Ensino-Aprendizagem dos Conteúdos Básicos:
Articulação dos três eixos metodológicos (vista como área de conhecimento e linguagem):
a) Criação/produção em arte – o fazer artístico.
b) Fruição Estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica.
c) Reflexão: a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas.
• Subsídios para Implantação do Currículo:
Arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio de uma cartografia impulsionando os caminhos traçados para o caderno do professor e do aluno.
• Organização das Grades Curriculares/Conteúdos associados a Habilidades:
Partindo da composição do mapa dos territórios da Arte, apresentam-se os conteúdos e habilidades por bimestre. Os conteúdos traçados serão estudados com ênfase na linguagem artística da formação do professor e as demais contempladas no processo educativo durante o ano letivo.
Referência: Currículo de Estado de São Paulo; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Ensino Fundamental II e Ensino Médio).




Maria Carolina

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As Concepções do Currículo Empty O Currículo de Geografia

Mensagem  Ana Luísa Ter maio 24, 2011 5:51 pm

A geografia prioriza o estudo dos processos naturais e suas interações com a evolução da vida e com a produção do espaço geográfico. O processo de aprendizagem se dá em escala local,compreendendo suas diferentes escalas e interações humanas na formação da sociedade.
coordenacao escreveu: O Currículo foi planejado de forma que todos os alunos em idade de escolarização pudessem fazer o mesmo percurso de aprendizagem nas disciplinas básicas e para cada uma dessas foram descritos conteúdos, competências, habilidades, estratégias metodológicas e o que se espera dos alunos em cada série/ano.
Vale ressaltar que a proposta de organização curricular possibilitou que fossem garantidas iguais oportunidades a todos os alunos de todas as escolas, como também preservou o acesso aos mesmos conhecimentos atualizados e significativos, valorizados pela sociedade.
A partir dessa base curricular comum também foi possível definir as metas que os alunos têm direito a alcançar nas disciplinas estudadas e, consequentemente, avaliar o seu progresso em relação a essas metas e, quando necessário, fazer as devidas intervenções com vistas a melhorar o desempenho daqueles que porventura não consigam atingi-las.
Para que o currículo dê sentido, significado e conteúdo à escola é preciso levar em conta a escola que aprende; o currículo como espaço de cultura; as competências como eixo de aprendizagem; a prioridade da competência leitora e escritora; articulação das competências para aprender; e a contextualização no mundo do trabalho.
Baseando-se no exposto discorra sobre a Concepção do Currículo na sua área.

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As Concepções do Currículo Empty Re: As Concepções do Currículo

Mensagem  Maria Inês Ter maio 24, 2011 8:17 pm

O currículo em matemática deve ser voltado para um nível apropriado com idéias e métodos fundamentais, apreciando o seu valor e sua natureza, sendo assim capaz de desenvolver a capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemáticas para raciocinar e comunicar, assim como a autoconfiança necessário para fazê-lo.
Ana Luísa escreveu:A geografia prioriza o estudo dos processos naturais e suas interações com a evolução da vida e com a produção do espaço geográfico. O processo de aprendizagem se dá em escala local,compreendendo suas diferentes escalas e interações humanas na formação da sociedade.
coordenacao escreveu: O Currículo foi planejado de forma que todos os alunos em idade de escolarização pudessem fazer o mesmo percurso de aprendizagem nas disciplinas básicas e para cada uma dessas foram descritos conteúdos, competências, habilidades, estratégias metodológicas e o que se espera dos alunos em cada série/ano.
Vale ressaltar que a proposta de organização curricular possibilitou que fossem garantidas iguais oportunidades a todos os alunos de todas as escolas, como também preservou o acesso aos mesmos conhecimentos atualizados e significativos, valorizados pela sociedade.
A partir dessa base curricular comum também foi possível definir as metas que os alunos têm direito a alcançar nas disciplinas estudadas e, consequentemente, avaliar o seu progresso em relação a essas metas e, quando necessário, fazer as devidas intervenções com vistas a melhorar o desempenho daqueles que porventura não consigam atingi-las.
Para que o currículo dê sentido, significado e conteúdo à escola é preciso levar em conta a escola que aprende; o currículo como espaço de cultura; as competências como eixo de aprendizagem; a prioridade da competência leitora e escritora; articulação das competências para aprender; e a contextualização no mundo do trabalho.
Baseando-se no exposto discorra sobre a Concepção do Currículo na sua área.

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As Concepções do Currículo Empty Concepção do currículo em História

Mensagem  Adriana Wenceslau Campos Qua maio 25, 2011 7:20 am

coordenacao escreveu:
O currículo em História visa levar os alunos á compreensão da "cidadania como participação social e política, com isto,despertar a consciência em relação ao exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais", adotando, no dia a dia, " atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito". Por conta de nossa formação sócio-histórica, dá-se especial ênfase à questão da identidade: no universo social mais amplo da nacionalidade, como também no âmbito individual, destacando-se como essencial o conhecimento das características fundamentais do Brasil, o reconhecimento e a valorização da pluralidade que constitui o patrimônio sociocultural brasileiro e de outros povos e nações. Portanto, o currículo propriamente dito, estabelece recortes temático-conceituais que abrangem temas e questões, que caracterizam, a própria identidade da disciplina.

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As Concepções do Currículo Empty implantação do currículo

Mensagem  Marcelo Lázari Seg maio 30, 2011 7:05 pm

Marcelo Lázari Ontem à(s) 18:57
Sociologia
O currículo é uma contribuição, um incentivo para o desenvolvimento de outras experiências em sala de aula,levando em conta as especificidades regionais e locais, as condições de ensino, as características do aluno e a liberdade e criatividade do professor.Os temas, os conceitos, a teoria, os textos, os materiais, enfim, os recursos didáticos podem ser ampliados sem perder os objetivos do ensino de Sociologia que é o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.É muito importante também em Sociologia a aprimoração com outras disciplinas que demandam uma abordagem científica multidisciplinar para a compreensão da educação, para desenvolver a capacidade crítica, por isso é fundamental desenvolver no aluno os hábitos da leitura e da escrita.O princípio pedagógico é o diálogo entre professor e aluno, o ponto de partida desse diálogo é o conhecimento do senso comum que o aluno tem a respeito da sociedade, mas com o objetivo de superá-lo, ao fornecer-lhe o conhecimento propiciado pela Sociologia, enquanto uma disciplina científica no qual a pesquisa fornece ao aluno o material para a reflexão e a análise sociológica.

Marcelo Lázari

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As Concepções do Currículo Empty Concepção do currículo de inglês

Mensagem  Liliana Ter maio 31, 2011 11:13 am

O Currículo de Inglês possibilita ao estudante o conhecimento e o reconhecimento de si e do outro, em diferentes formas de interpretação do mundo.
Foi priorizado o desenvolvimento das competências de leitura e escrita por meio de situações de aprendizagem que promovam o uso da língua inglesa de forma contextualizada e significativa, bem como a reflexão crítica sobre esses usos e seus significados.
Em todas as séries há o diálogo entre língua e cultura, entre o conhecimento local e o conhecimento global, entre a realidade do entorno imediato dos alunos e outras realidades. Propicia-se um movimento de construção e reconstrução de conhecimento sobre si mesmo e sobre os outros, por meio da língua inglesa, com a leitura e escrita de textos, a aquisição de vocabulário e o reconhecimento de estruturas lingüísticas a partir de seu uso contextualizado.
Os textos visam à promoção da reflexão crítica e à construção de opinião sobre o tema estudado.
Liliana e Renata.

Liliana

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As Concepções do Currículo Empty Re: As Concepções do Currículo

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